Notícias

30/03/2020 10:03

Comunicado sobre o trabalho remoto, ensino de graduação e sistema acadêmico

Prezados Colegas professores que atuam nos Cursos de Graduação da UEFS,

Considerando este momento, no qual nos encontramos diante de um quadro de Pandemia com o COVID-19, em que regiões inteiras vivenciam uma quarentena e distanciamento social, a UEFS teve a necessidade premente de recorrer ao trabalho remoto, como medida de proteção à saúde e à vida. A partir deste cenário, as universidades públicas também adotaram medidas de suspensão das atividades acadêmicas presenciais, exigindo de nossa comunidade rever suas rotinas e processos de trabalho neste contexto atípico e emergencial. Desse modo, nossa comunidade foi convidada a manter as atividades de ensino de graduação para a conclusão do semestre 2019.2, por meio do trabalho remoto, utilizando recursos de mídia e tecnologias educacionais.

Considerando que neste cenário a Administração Central publicou nota e com ela um Plano de Contingência no dia 18 de março, aprovado pelo CONSU, a PROGRAD, em resposta a este contexto e determinações, publicou no dia 23 de março nota aos professores que atuam nos Cursos de Graduação (www.uefs.br/2020/03/3091/Confira-nota-da-Pro-reitoria-de-Graduacao.html) enviada por meio do sistema SEI e de endereço eletrônico aos Colegiados e Departamentos, esclarecendo questões relativas à integralização da carga horária das disciplinas, das atividades de ensino e aprendizagem e avaliativas, incluídas as defesas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e provas finais, para a conclusão do semestre letivo 2019.2.

Paralelo a isso, foi solicitada à presidência do CONSEPE a prorrogação das aulas do semestre letivo até o dia 18/04, deliberando o dia 24/04 como limite para a realização de provas finais e 25/04, fechamento de caderneta e entrega dos resultados finais (Resolução CONSEPE 42/2020). Essa prorrogação visa, sobretudo, permitir que professores e estudantes tenham um maior tempo de adaptação a essa nova forma de trabalho que exige familiarização com ferramentas tecnológicas, flexibilização curricular e nas práticas pedagógicas, planejamento e criatividade. Na oportunidade, aproveitamos esse comunicado para recomendar aos professores que usem, sempre que possível, recursos que não exijam que todos os estudantes estejam on-line (síncronas) ao mesmo tempo priorizando atividades assíncronas, ou seja, aquelas que não exijam dos alunos estarem on-line ao mesmo tempo, tendo em vista as necessidades dos estudantes e limitações de acesso aos meios digitais e tecnológicos por estes, bem como a adoção de prazos de entrega de atividades compatíveis com o momento e níveis de exigências de cada tarefa/atividade.

Ainda disponibilizamos via empresa que nos presta o serviço de sistema acadêmico (TecnoTrends) duas novas ferramentas: o Sagres social, dentro do sistema acadêmico, e o Sagres Mobile, um aplicativo que pode ser baixado no aparelho celular ou tablet com os sistemas android e IOS, que se somam a um conjunto de outras já utilizadas pela comunidade (redes sociais, e-mail, salas de aulas virtuais, salas de vídeoconferências, entre outras) para ampliar as alternativas de comunicação e trabalho entre professores e estudantes.

Cabe aqui um destaque para o nosso sistema acadêmico, o SAGRES, que apresentou lentidão ou limitações em suas ferramentas nos últimos dias. As críticas são acolhidas e a forma de nos manifestar é procurando identificar o problema, esclarecer aos colegas e encaminhando busca de soluções. Todos os registros que foram feitos, via e-mail, SEI ou outros canais, que incluem as listas de e-mail e redes sociais foram identificados e solicitamos à empresa a resolução de cada um dos problemas.

Aqueles casos em que foram ou vierem a ser feitos registros junto à DAA ou PROGRAD, de queixa ou pedido de ajuda, estamos procurando respostas e contactando cada um dos respectivos requerentes para sanar dúvidas, equacionar problemas ou dar respostas. Entre os dias 18 e 25/03, a empresa nos notificou sobre atualizações no sistema, fechamento de semestres letivos, e ainda o registro de que identificou um acesso atípico que estaria prejudicando seu funcionamento eficaz. Os dois primeiros problemas estariam sanados e o último esta em processo de resolução.

Possivelmente, nossa comunidade precisará utilizar aplicação do reCaptcha para acesso ao sistema, além dos usuais login e senha, a partir desta semana ou no máximo na próxima semana. Assim, nossa expectativa é que os problemas tenham sido minorados e nosso esforço é para oferecer a nossa comunidade, a melhor condição de trabalho, com os recursos que dispomos. Solicito a todos que usem o e-mail prograd@uefs.br, daa@uefs.br e gbrum@tecnotrends.com.br para registros sobre o sistema acadêmico, principalmente o funcionamento indevido para que possamos dar as respostas institucionais a cada caso.

Para finalizar, registramos que Programas Institucionais da PROGRAD, a saber: PROFACE, UAB, LIFE, PET SAÚDE, contando com outros colaboradores da comunidade acadêmica, está disponibilizando o - SUGESTÕES DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGENS E AVALIAÇÕES DE APOIO ÀS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS E OUTRAS POSSIBILIDADES ON LINE - (drive.google.com/file/d/1G-vgY17lUQm0O8N1-sfD2_rp-j5_luJU/view) com uso de diferentes linguagens, mídias e tecnologias, de modo a enriquecer as possibilidades de ensino não presencial. Bem como, oferecendo oficina para utilização do moodle.

Os interessados em se inscrever devem enviar e-mail para uab@uefs.br. Duas turmas ocorrerão nos dias 01/04/2020, das 8h às 10h e dia 02/04, das 14h às 16h.  Esse material e oficina é destinado, especificamente, aos professores com menos familiaridade com essa forma de trabalho e com recursos tecnológicos de ensino.

O momento que vivemos é desafiador. Por esta razão, convidamos a todos da nossa comunidade acadêmica a somar forças para encontrarmos as respostas necessárias aos desafios enfrentados. É muito relevante cultivar a convicção de que mesmo separados estamos juntos.


Equipe Prograd
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.