Monitoria é a denominação dada ao processo de iniciação à docência, oportunizado aos alunos dos Cursos de Graduação ofertados pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), no intuito de contribuir para a formação acadêmico-profissional numa determinada área do conhecimento.
Na UEFS, o Programa de Bolsa Monitoria (PBM) está regulamentado pela Resolução CONSEPE n.º 135/2020. O programa consiste na concessão de bolsas monitoria a estudantes de graduação, por meio de projetos de monitoria, destinados aos(às) estudantes dos Cursosde Graduação com oferta regular. O programa tem duração de 12 (doze) meses ininterruptos, sem possibilidade de renovação.
Além do PBM, temos a Monitoria Voluntária que destina-se àqueles estudantes que tiverem interesse pelo exercício da monitoria sob a orientação de Professor(a)/Orientador(a), sem compensação financeira (sem bolsa). Trata-se de uma proposta apresentada pelo Comitê Interno de Bolsa Monitoria (CIBM), que busca valorizar o ensino de graduação diante da cooperação mútua entre docentes e discentes; a própria vivência acadêmica; e, a integração curricular, em seus diferentes aspectos. A Instrução Normativa PROGRAD n.º 002/2016objetiva orientar os procedimentos com vista à regulamentação da Monitoria Voluntária e os documentos a serem preenchidos pelo estudante e pelo professor/orientador.
Os objetivos da Monitoria, conforme o Artigo 3º da Resolução CONSEPE n.º 135/2020, são:
I. Oferecer suporte pedagógico aos(às) estudantes atendidos(as) nos componentes curriculares;
II. Proporcionar ao(à) estudante de Graduação, regularmente matriculado(a), a oportunidade de engajar-se em plano de trabalho de atividades de ensino que possibilitem o aperfeiçoamento do conhecimento e o desenvolvimento de atitudes, habilidades e competências favoráveis à sua formação acadêmica e profissional;
III. Criar condições de aprofundamento teórico-prático e desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas à atividade docente;
IV. Estabelecer práticas e experiências pedagógicas que permitam a interação dos(as) monitores(as) com o corpo docente, discente e técnico-administrativo.