Programas Especiais

A PROGRAD atua em programas acadêmicos e formativos, pertinentes ao desenvolvimento acadêmico da instituição, através da oferta própria ou em parceria com os governos estadual e/ou federal de cursos/turmas de graduação em oferta especial (PARFOR, UAB, PRONERA/INCRA), além de propor e coordenar programas de qualificação da formação profissional discente, a exemplo do PIBID/CAPES, PET Saúde, RP/CAPES e Monitoria.

 

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR

 

A Universidade Estadual de Feira de Santana, comprometida em contribuir para a promoção de uma educação pública de qualidade, viabilizou parcerias com o Governo do Estado (SEC/Instituto Anísio Teixeira) – PROFROMA e com o Governo Federal (CAPES) – PARFOR que possibilitou a oferta das turmas de Licenciatura em Artes, Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Letras Vernáculas, Letras com Espanhol, Letras com Inglês, Matemática, Pedagogia no campus da UEFS.

 

Atualmente temos a oferta do PARFOR no campus Avançado da Chapada Diamantina em Lençóis dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Geografia, Letras-Inglês e Matemática, além da oferta do Curso de Licenciatura em Pedagogia no campus da UEFS (duas turmas) e em Itiruçu.

 

Equipe de Trabalho:

Nadja Maria Lima Maciel – Coordenadora
Deinize Luzia Chaves da Silva – Servidora
E-mail: proforma@uefs.br
Tel.: (75) 3161-8173 Ramal: 8699

 

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID

 

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, articulado pela Capes/MEC, tem como objetivo básico fomentar a iniciação à docência de estudantes dos cursos de Licenciatura das Instituições Públicas de Ensino Superior, aumentando a convivência do graduando com o cotidiano escolar no exercício da função docente, em condições criativas e diversificadas, estimulando a construção do seu perfil profissional e a sua permanência na docência. Com isso, o Pibid pretende contribuir para ajustar as ofertas às demandas da rede pública, minimizando as carências de professores da educação básica.

 

Dentro desse contexto, o Projeto Institucional do Pibid/UEFS visa promover um conjunto de atividades formativas que contribuam para uma maior qualificação da formação inicial dos licenciandos; estreitamento das relações entre a Universidade e a Escola Básica; e melhoria da educação pública a partir da elevação da qualidade das atividades escolares. Busca-se, sobretudo, articular ações de ensino, pesquisa e extensão, em um processo dinâmico que mobilize aspectos distintos, mas complementares, como ação e reflexão, teoria e prática, qualificação técnica e formação crítico-humanística.

 

Equipe de Trabalho:

Joao Danilo B. Oliveira – Coordenador
Hélio Ponce – Servidor
E-mail: pibid@uefs.br
Tel.: (75) 3161- 8683

 

Universidade Aberta do Brasil – UAB

 

A Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa financiado pela CAPES, é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária. O curso tem a característica de ser semipresencial e os alunos são selecionados através de vestibular, realizado pela UEFS.

 

Estão em atividade os cursos de Licenciatura em Letras/Português, com duração de 7(sete) semestres, e de Licenciatura em Pedagogia, com duração de 8(oito) semestres.

 

Equipe de Trabalho:

José Augusto Ramos da Luz - Coordenador
Gilene de Jesus Pereira - Servidora
E-mail: uab@uefs.br
Tel.: (75) 3161-8695 Ramal: 8613

 

 

Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/Saúde

 

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde), foi criado através da parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação e têm como pressupostos a consolidação da integração ensino-serviço-comunidade e a educação pelo trabalho. Os Cursos de Graduação da Área de Saúde envolvidos nos Programas na UEFS são: Enfermagem, Medicina, Odontologia, Farmácia e Psicologia.

Tatiane de Oliveira Silva - Coordenadora

Gilene de Jesus Pereira - Servidora

E-mail: pet@uefs.br

Tel.: (75) 3161-8353



Programa Institucional de Residência Pedagógica - PRP

 

O Programa Institucional de Residência Pedagógica – PRP, articulado pela CAPES/MEC, tem como objetivo básico contribuir para a formação dos discentes que já estão na segunda metade de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente.

 

Dentro desse contexto, o Projeto Institucional da Residência Pedagógica/UEFS tem por finalidade promover um conjunto de ações que proporcionem, aos sujeitos envolvidos, o desenvolvimento de práticas docentes norteadas pela práxis e pela pesquisa em situações reais vivenciadas na escola campo;elaboração de planejamentos didáticos, articulando e gerindo situações de ensino e de aprendizagem na sua área específica; ampliação da reflexão sobre o processo de constituição da profissão e valorização da carreira docente; fortalecimento, ampliação e consolidação da relação entre a UEFS e a escola básica; estimulação do protagonismo das redes de ensino no processo de formação de professores.

 

Atualmente, o Programa conta 10 subprojetos com 12 núcleos e 17 coordenadores; 310 residentes orientados por 36 professores preceptores distribuídos nas 24 escolas envolvidas no programa. (Informações atualizadas em 17.02.2019)

 

Equipe de Trabalho:

Célia Regina Batista dos Santos – Coordenadora

Amarildo Costa dos Santos - Servidor

Email: residenciapedagogica@uefs.br

Tel.: (75) 3161 - 8374


 

Turma Especial de Direito (Finalizada)


A primeira Turma Especial do Curso de Bacharelado em Direito para Beneficiários da Reforma Agrária em parceria com o INCRA, teve início em 2013 com oferta de turma única – 40(quarenta) vagas e carga horária total de 4.026 horas e conclusão em Julho de 2018.

 

A oferta dessa Turma Especial de Direito representou uma experiência exemplar e enriquecedora para a UEFS, seja pela diversidade inerente ao perfil socioeconômico dos alunos e seu processo de atuação e integração na Universidade, seja pela relevância dos objetivos propostos, de atender a uma demanda social específica, de um segmento em situação de vulnerabilidade social.

 

Equipe de trabalho:

Adriana Lima – Coordenadora
E-mail: coldir@uefs.br
Tel.: (75) 3161-8252

 

Recomendar esta página via e-mail: